terça-feira, 25 de setembro de 2012

O que esperar do teste de software nos próximos anos.

Atualmente o setor de tecnologia está em alta e isso não é novidade nenhuma para quem está acompanhando as notícias da área. Com tantas áreas em ascendência, como engenharia, telecomunicações, transportes, energia e etc., muitos procuram uma forma de ingressar nesses mercados promissores.

No Brasil, o setor tecnológico cresce exponencialmente e temos uma concentração muito grande de profissionais, e mesmo com um número alto, falta mão de obra qualificada, apesar de isso ser unânime em qualquer área. Mas, isso não dificulta muito a vida de quem tem interesse em entrar de cabeça em uma das profissões disponíveis no setor, e são várias.

O assunto que intensifica a força da tecnologia no Brasil, é o fato das olimpíadas e copa do mundo estarem próximas, tornando necessário aumentar a disponibilidade de recursos.

A área de testes, que por anos foi desprezada está pegando o barco e seguindo na direção do crescimento. Mas, por que razão ela é importante agora? Essa resposta é bem simples: Dinheiro! 
Estranho? Nao. Falhas em sistema, geram prejuízos enormes, só nos EUA os prejuízos financeiros estão estimados em 150 bilhões de dólares ao ano e podendo chegar a 500 bilhões em todo o planeta.

Empresas mais "maduras" que incluíram planejamento de testes de software na estratégia de desenvolvimento dos sistemas vem sentindo a importância dos testes no ciclo de vida de desenvolvimento. O planejamento de testes, pode reduzir em alta escala a presença de defeitos, pode aumentar a satisfação do usuário. E falando em dinheiro, reduz os custos. Todo mundo que trabalha na área sabe que quanto mais cedo identificado o defeito, menor o custo de correção, além de impedir que o mesmo chegue ao usuário final.

Estudos apontam que até o final de 2012, o mercado mundial de testes de software movimente em torno de 130 bilhões de euros, e desses quase 2% seriam potencialmente no Brasil. Questões culturais impedem o Brasil de se fortalecer na inclusão dos testes dentro das empresas, mas podemos esperar que o momento em que o dinheiro vai falar mais alto, não vai demorar pra chegar.

Escolher se tornar um profissional de teste, seja Testador, Analista de Testes e afins não deixa de ser uma boa escolha. Pois, apesar do mercado apresentar surpresas, muitas pistas são apresentadas do que está por vir e quando esse momento chegar você já vai estar preparado para se destacar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário