quarta-feira, 20 de março de 2013

Quanto ganha um analista de teste?

O salário é um dos principais motivadores na escolha da carreira profissional a seguir. Podemos perceber a quantidade de alunos que saem do ensino médio dizendo que prestarão vestibular para engenharia. É quase certo afirmar que a maioria busca a profissão por expectativa salarial.
Dizer ou saber o salário a um companheiro de trabalho é quase pedir para gerar um sentimento de frustração, seja alheio ou próprio. Isso demonstra a dificuldade de entender o mercado, o motivo da reprovação no processo de seleção, ou até mesmo a insistência do empregador em diminuir drasticamente sua pretensão salarial.
Levantando uma média, baseada em profissionais que conheço na capital mineira,  pode-se dizer que os mais beneficiados são os analistas que começaram quando a área mal era conhecida. Tiveram o aumento sindical ano pós ano, tornando o salário interessante, o que impactou diretamente o outro lado da moeda. Quem está começando se depara com uma briga de interesses, sendo nós profissionais os mais prejudicados.
Tabelas dão uma noção do quanto pedir numa entrevista ou da média salarial, mas se olharmos detalhadamente, chegar próximo a máxima da média é quase impossível. Geralmente divulgam que um Analista Junior, está na faixa de 1.000,00 a 2.000,00 reais, Pleno de 2.000,00 a 3.500,00 e Senior de 3.500,00 a 5.000,00. Em outros estados ou regiões, como São Paulo e Sul respectivamente esse valor pode divergir e muito.
Na tabela tudo demonstra uma intenção salarial justa, mas isso termina ao ingressar no processo seletivo, pois enquanto buscamos um salário igual ou maior a média de cada faixa, nos deparamos com a proposta de um valor próximo a mínima.
Analista Plenos são os que mais se prejudicam, pois ao concorrer com um Junior, tem boas chances de ser eliminado no processo por questões salariais.
Se o seu salário está proximo da máxima das faixas citadas anteriormente, comemore, pois você está num grupo privilegiados. Apesar de acreditar que essa realidade não é exclusiva de uma analista de testes.
E é claro que esse post não foi criado pra desmotivar ninguém, sabemos muito bem que profissionais focados e que gostam do que faz são reconhecidos, não todos como deveriam, mas a maioria tem um reconhecimento até aceitável. Além de acreditar que esse problema existe nas demais profissões da área tecnológica.

4 comentários:

  1. Muito bom. Vou compartilhar no meu twitter. Abraço André.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Kellvynk. Tenho sim é 'andresousabh'. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Opa, gostaria de ser nosso parceiro e divulgar no seu blog o evento? Fazemos o inverso também.

    http://uaitest.webs.com/network

    ResponderExcluir