segunda-feira, 9 de julho de 2012

Você é um Analista de Testes? Quanto você sabe sobre teste de software?

   Em testes de software existem profissionais com diferentes níveis de conhecimento e no entanto diferentes níveis nos cargos.
Mas está aí uma grande perspecção minha sobre isso, pois atualmente no mercado existem muitos Testedores, Analistas de testes, Líderes de testes e Arquitetos de testes. Os dois primeiros são mais comuns e entre eles também é comum a definição de "nível" de conhecimento/experiência de cada um deles.
     Após essa intro podemos chegar na pergunta do tópico, quanto você sabe de testes de software? Trabalho em uma das maiores cidades do Brasil e nela concentra-se um bom número de profissionais da área, e dentre os que trabalhei havia vários em diferentes níveis de Junior a Senior e o que vi nisso tudo? Vi como o mercado é deficiente na definição do nível de cada um.
     Hoje um testador Junior pode ter vários perfis, pode necessitar de experiência, pode necessitar de um curso de nível superior ou cursando um nível superior e até mesmo não ter nada disso.
A partir daí vem as falhas desse "nivelamento". Existem profissionais Junior com um nível de conhecimento maior que alguns profissionais Plenos assim como Plenos com mais conhecimento aos Seniors.
Como posso afirmar isso? Simples, já trabalhei com profissionais plenos e por incrível que pareça, Seniors que nem sabiam me dizer a diferença de testes funcionais para não-funcionais. Outro ponto que me deixava inconformado é um profissional intitulado Senior, não saber que existem certificações na área ou a diferença de CBTS para CTFL.
     Nesse cenário ficam várias impressões, sendo que nada pode ser dito preciptadamente, mas dentre elas surgem questionamentos como:
- Eu precisei estudar para isso?
- Eu preciso me dedicar mais ou só preciso esperar o tempo passar?
- Vale a pena ter uma certificação?
- Vale a pena continuar na área de testes?
     Não só testadores, mas também profissionais da área de tecnologia estão submetidos a se encaixarem no mercado sem muitas vezes poder traçar um objetivo/meta a longo prazo, pois nem todos os testadores pensam em ficar na área por mais de 5 anos sem se tornar senior ou alcançar um cargo de líder, fato raro quando acontece. Fato é que, o mercado não ajuda aos que iniciam a carreira e tentam melhorar o conhecimento na área, incentivando-o a mudar de profissão o mais rápido possível, seja para se tornar um analista de requisitos ou analista de sistemas e até mesmo administrador de banco de dados.
    Se acham que faltou um ponto importante acima a ser abordado. Vou tentar deixar o blog mais atualizado com atualizações constantes e outros temas.

5 comentários:

  1. olá Andre,
    Em relação ao níveis "senior", "junior" e outros, dependendo da empresa é feito pelo tempo de trabalho. As vezes, um Analista de Teste Junior está cheio de vontade e conhecimento atual. Algumas pessoas se acomodam com o tempo.
    Sobre certificação tem um lado status, mas eu acredito na satisfação pessoal de adquirir conhecimento, de comprovar o conhecimento.
    Estar sempre atualizado e certificando é estar conectado com a tua profissão e teu crescimento pessoal.
    Isso conta muito no mercado trabalho.
    Algumas pessoas conseguem bons empregos e depois não evoluem mais, "estacionam" literalmente.
    Espero ter ajudado no tema, e se voce tiver interesse acesse meu blog http://agiletestbr.blogspot.com.br

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José, obrigado pelo comentário. Realmente a maioria estaciona e isso é culpa de ambos os lados a meu ver, tanto para o próprio analista quanto para as empresas que na maioria das vezes não investem em recursos para teste de software, deixando o teste sempre em último caso.

      Excluir
  2. Realmente André Sousa, me formei recentemente em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e estou procurando emprego ou estágio como Analista de Requisitos ou programador e até agora nada. Apesar de ter me formado recentemente em Agosto de 2012 e não conter experiência nem como analista de requisitos e programador, mas a vontade de aprender é maior e disposição também. Não estou muito preocupado com salário e sim aprendizado nesse momento.
    Estou a busca constante de novos conhecimentos, pois nessa área se bobear dança. Pretendo me especializar em Engenharia de Software, pois gosto dessa área e tem um foco bem maior em minha formação. Gostaria também de saber mais sobre analista de teste, não há vi em minha graduação mais pesquisei sobre a certificação ISTQB no TI Especialista e adorei o assunto.
    Gostaria de saber mais novidades, como indicação de livros e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, a área de testes pode te trazer alguns benefícios, como por exemplo, te preparar para ser um analista de requisitos, pois trabalhando com testes você tem uma visão do produto, além de desempenhar algumas funções dependendo da politica da empresa, essa que pode delegar a você validação e revisão de requisitos.

      Livros/documentos que podem te dar uma visão geral da parte teoríca são:
      Syllabus 2011br (Material para CTFL - Certified Tester Foundation Level )
      Base de Conhecimento em Teste de Software - RIOS, Emerson

      Se entrar na área bem-vindo, com certeza verá muita coisa nova e interessante.

      Excluir
  3. Eu queria saber depois os custos do curso detalhados e o preço se vcs puderem criar uma postagem sobre isso agradeço

    ResponderExcluir