segunda-feira, 21 de julho de 2014

Ferramentas úteis para testadores: Jing

    Muitos testadores passam pela experiência de ter que utilizar uma ferramenta para evidências, seja para demonstrar um erro, a resolução de um erro ou até mesmo a confirmação da realização de um teste.
    Claro que existem muitas e nem sempre existe alguém na empresa que procura identificar uma ferramenta que melhore a produtividade da equipe ou até pesquisa sobre uma possível ferramenta, mas pode se deparar na maioria das vezes com uma que é paga. Hoje em dia, não é qualquer empresa que opta pelo investimento em ferramentas de testes não gratuitas.
    Procurando por uma ferramenta de captura e edição de vídeo, pesquisei em um blog(utest) que acompanho a um tempo e vi um top 10 de ferramentas utilizadas por testadores e com classificação realizadas por testadores. E claro, nesse top 10 não faltaria uma ferramenta desse nicho. Olhei rapidamente entre as opções e em segundo lugar estava o Jing.
    O Jing é uma ferramenta gratuita para captura de tela e criação de vídeos. Pela ferramenta não é possível a edição do vídeo, mas exibe um link para edição via "Camtasia Studio" uma ferramenta de edição de vídeos. A edição da imagem é possível antes de salvá-la com itens básicos, como:
  • inclusão de caixa de texto;
  • inclusão de setas indicativas;
  • frames;
  • marcador de texto(com várias opções de cores);
    As imagens podem ser salvas apenas no formato ".png" e os vídeos em formato ".swf", pra quem não sabe, esse formato de vídeo pode ser reproduzido em qualquer navegador, desde que esse tenha o plugin do flash instalado. Sabemos que hoje é quase impossível alguém utilizar um navegador sem instalar o flsh player nele. Claro que pode ser exibido em players convencionais, desde que tenham compatibilidade com o formato do vídeo. E quase me esquecendo, os vídeos tem limite de duração, 5 minutos.
    A simplicidade da ferramenta é um dos pontos fortes, pois apesar de ter configurações básicas demais, tem manuseio extremamente fácil, basta apontar o quadrante e modo de captura(imagem/vídeo). E ainda tem mais, a ferramenta é free.
    Ao instalar a ferramenta uma apresentação é exibida. A apresentação é bem rápida e acredito que a mesma seja suficiente para saber como utilizar a ferramenta.
    Talvez essa seja uma solução para melhorar o trabalho da sua equipe de testes.

Link para download: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário