terça-feira, 27 de novembro de 2012

O que NÃO pode ser dito a nós testadores? Parte I


Conhecemos bem alguns ditados na que nós testadores nunca devemos falar, uma das mais famosas expressões, é: “O software não possui defeitos”. Sabemos muito bem que isso é um mito e que nenhum software está livre de defeitos, pois é desenvolvido por nós seres humanos, seres propícios ao erro.

Então seguiremos para outro ponto de vista, o que NÃO pode ser dito a nós testadores? O que deve ficar claro para quem utiliza teste de software no ciclo de vida de um projeto. O que pode esclarecer o ponto de vista de amigos, familiares, colegas de trabalho ou qualquer um interessado no assunto sobre coisas que não devem ser ditas.

Alguns pontos que devem ter uma atenção maior:
 

1.       “Você pode apressar os testes e terminá-los rápido”? Estamos com o prazo curto.

Um bom testador sabe que isso impacta diretamente na qualidade dos testes e impactando a qualidade dos testes, quem no final terá a qualidade comprometida é o produto como um todo. Por esse motivo, não deve “ser apressado”. Ser apressado é diferente de ser ágil, se perceber que o tempo não é suficiente, comunique o mais cedo possível, para que possa ser analisado o que será feito de acordo com o prazo.

Se os testes tiverem atrasos para serem iniciados, eles serão menos efetivos. O ciclo de vida do desenvolvimento deve ser sincronizado aos testes, afinal, testes geram retrabalho, esse que é exponencialmente maior à medida que os defeitos são encontrados.
 
2.      Prometa-me que não existem defeitos no sistema, certo?
Sabemos muito bem que o que deve ser dito de imediato é: “Errado”. Nenhum sistema está imune a defeitos. Isso nem precisa ser dito aos bons testadores, mas como dizem, quanto mais você lê, mais difícil se esquecer.
De fato, é praticamente impossível esquecer essa “regra” e muitas vezes as pessoas esquecem, por esse motivo deve estar explicitamente claro, tanto para a equipe, quanto para o cliente.
Temos que garantir a qualidade que pode ser medida a partir da quantidade de defeitos encontrados. Qualidade essa que pode ser muito bem explicada por um conceito básico: Quanto menor o número de defeitos encontrados, maior a qualidade e vice-versa.
Sendo assim, deixe as promessas para a equipe de marketing e vendas e continue testando conforme a realidade que conhecemos.

Ao longo da semana serão postados os demais pontos.

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