quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O que NÃO pode ser dito a nós testadores? Parte II

Chegando na segunda parte do post de ontem, e continuando com aquelas expressões que com certeza fariam nosso dia melhor se não existissem. :D
 
 
3.      O que você está fazendo é chato pra caramba, então você deve estar tão entediado que não consegue aguentar.

Isto com certeza é um mito dos grandes, mas esse mito é fácil de explicar sem deixar dúvida. Todo trabalho pode passar por momentos entediantes, mas quando é feito algo que se gosta o tédio deixa de existir. Há também grupos de discussão, artigos e até mesmo blogs, que estão aí pra mostrar que testar é um trabalho que gera motivação e em nenhum momento faz parecer chato.

Michael Bolton fez uma citação que expressa bem essa situação, ele diz que testar é algo que fazemos com a motivação de descobrir novas informações, que é um processo de exploração, descobertas, investigação e aprendizado. Quando nós configuramos, operamos e observamos um produto com a intenção de fazê-lo evoluir ou com a intenção de reconhecer o problema que não foi previsto, estamos testando.

 

4.      Não seria bem mais fácil uma máquina fazer isso?

A resposta desse pergunta vai depender do que será feito, mas mesmo se a resposta dessa pergunta fosse “Sim”, quem poderia administrar a automatização? Quem iria analisar os resultados? Quem iria definir a ferramenta a ser utilizada e decidir onde e quando seria implementada? Isso não se compara a necessidade dos testes manuais. Máquinas podem fazer muitas coisas, mas substituir testadores não é e nunca será uma dessas coisas.

Ao restante da semana, será postada a última parte... Não tive tempo de concluir nessa segunda parte, mas falta pouco para concluir a parte final...

Nenhum comentário:

Postar um comentário